sábado, 22 de janeiro de 2011

"Game of Thrones" terá um relacionamento gay


Há muitos personagens gays em As Crônicas de Gelo e Fogo, a série de romances de fantasia que está sendo adaptada pela HBO na série de TV "Game of Thrones". Mas o que era um pouco mais sutil nos livros, será muito mais aparente na série.

A relação homossexual entre os personagens Loras Tyrell (Finn Jones, foto) e Renly Baratheon (Gethin Anthony) será muito evidente no terceiro dos dez episódios da primeira temporada, que estréia em 17 de abril.

O produtor executivo e roteirista da série D.B. Weiss disse ao AfterElton.com: "Eu acho que haverá uma cena no meio da temporada que vai fazer você muito feliz."

Renly é "gay nos livros, também", disse George RR Martin, autor dos livros. Mas conversas online sugerem que nem todos os leitores acolheram o fato acima.

"Eu nunca quis fazer disso um mistério", disse Martin. "Eu gosto de lidar com as coisas de forma sutil. Eu não poderia realmente dizer, 'tal e tal é gay', porque, como eu tenho certeza que você sabe, a palavra não foi inventada até os anos 60. E eu estou falando de uma época medieval, e eu não vou dizer 'fulano é gay'. Mas eu pensei que isso ficou muito claro no contexto."

O personagem de Renly não é estereotipado em muitos aspectos: um guerreiro bonito, carismático, e líder. Martin teve a intenção de desafiar os estereótipos?

"Sim", disse ele. "Mas há outros personagens gays nos livros que são vilões ou que são ruins de várias maneiras. Eu acho que cada grupo tem pessoas boas e más, se estamos falando de um grupo étnico ou um grupo religioso. Então eu tento retratar uma variedade, principalmente quando eu tenho centenas de personagens. Então eu posso fazer um herói gay, um vilão gay, um covarde gay e uma pessoa corajosa gay, como eu posso fazer as pessoas gordas que são boas e más, e assim por diante."

"Eu tenho personagens lésbicas nos livros, e personagens bissexuais também", acrescenta. "A Víbora Vermelha de Dorne [que aparece no terceiro livro] é bissexual. Eu tento refletir todo um espectro de humanidade com o melhor que posso".

O plano é que cada temporada da série conte os acontecimentos de um livro, quatro dos quais já foram escritos, de um total de sete livros planejados.

"Um dos luxos de uma série como esta, uma das vantagens, é que você pode realmente ter uma chance de cavar fundo para explorar os personagens e quem eles são e o que os fazem assim, e porque eles fazem o que eles fazem", disse Weiss. "Tivemos dois grandes atores, Finn [Jones] e Gethin [Anthony], que interpretam Loras [Tyrell] e Renly [Baratheon]. [Ser gay] é parte integrante de quem eles são, a sua relação com o outro."

Weiss dá crédito a HBO por serem autorizados a explorar a sexualidade dos personagens. "Uma das grandes coisas sobre [o canal] é que eles dão a você a liberdade de mostrar às pessoas completas, e a sexualidade é uma parte integral de quem eles são. É realmente importante apresentar a sua sexualidade de forma aberta e honesta, mesmo que eles não sejam capazes de fazer isso no mundo [de ficção e fantasia] no qual eles vivem."

Melhor ainda, os personagens gays se tornarão mais importantes na segunda temporada, baseada no segundo livro. "Eles têm um papel mais importante do que no primeiro", disse Weiss.

Sobre Viserys Targaryen (Harry Lloyd), que parece um pouco afeminado nos previews da série, Weiss disse que "Não, ele definitivamente não é [gay]."

Nenhum comentário: