terça-feira, 17 de maio de 2011

Review - Episódio 1x05 "The Wolf and the Lion"


Os Lannister contra-atacam!

Spoilers Abaixo

Para mim, The Wolf and the Lion foi o melhor episódio de “Game of Thrones” até agora. Primeiro, porque foi bastante fiel ao livro, mas adicionou algumas cenas novas que funcionaram muito bem dentro da trama. Como os livros são narrados do ponto de vista de apenas alguns personagens, outros personagens interessantes acabam sendo deixados de lado, e a série tratou de corrigir isso, dando excelentes diálogos para Cersei e Robert, Theon e Ros (personagem que não existe no livro), Mindinho e Varys, e até Renly e Loras, que surpreenderam aos leitores menos atentos ao protagonizarem um romance homossexual. Os diálogos entre todos esses personagens foram muito bem construídos, e foi interessante ver que até os personagens ditos “coadjuvantes” estão envolvidos no jogo dos tronos.

Depois, porque foi o episódio com mais ação, e onde as peças do tabuleiro começaram a se mover. A maior parte do episódio se passou em Porto Real, com Ned seguindo sua investigação da morte de Jon Arryn, enquanto lida com as dificuldades de ser a Mão de um rei irresponsável como Robert - principalmente depois que o rei descobre que Daenerys está grávida e decide matar a garota e o bebê. Ned finalmente enfrenta o amigo, e, após uma discussão, acaba abandonando o cargo de Mão do Rei e inicia sua partida de Porto Real. Até que Mindinho aparece e revela um novo filho bastardo de Robert, levando Ned até um bordel onde a mãe da criança vive. Porém, na saída do lugar, ele é surpreendido por Jaime e seus homens, querendo satisfações sobre a captura de seu irmão Tyrion pela esposa de Ned, Catelyn. Começa então uma luta, e o guarda Jory acaba morto, e Ned ferido.

Na outra trama do episódio, Catelyn decide levar Tyrion até sua irmã Lysa no Ninho da Águia, para decidir o que fazer com ele. No meio do caminho, porém, eles são surpreendidos por um ataque selvagem, e começa outra luta sensacional, com Tyrion matando uma pessoa pela primeira vez. Chegando ao Ninho, Catelyn descobre que a irmã está bem diferente do que se lembrava, tendo ficado meio paranóica devido à morte do marido Jon Arryn. Somos apresentados também a Robin, o filho medroso e superprotegido de Lysa, e que é interpretado pelo brasileiro Lino Faccioli. A história termina com Tyrion preso em uma cela cuja parede aberta dá em um precipício.

E só para completar a galeria de cenas de ação de tirar o fôlego, tivemos, logo no começo do episódio, a conclusão do Torneio da Mão, com Loras vencendo Gregor "Montanha" Clegane, seguido da morte de mais um animal (Ibama, cadê?) e de um embate entre os irmãos Clegane.

Outra qualidade do episódio foi ter se focado em poucas tramas, desenvolvendo melhor os personagens delas. Dany e Jon não deram as caras, mas, com tanta coisa boa acontecendo no episódio, não fizeram falta.

PS: Loras, porque você não depilou a outra axila? XD

Nenhum comentário: