segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Maisie Williams fala sobre sua personagem Arya em "Game of Thrones"

A HBO divulgou um novo vídeo dos bastidores de "Game of Thrones", onde a jovem atriz Maisie Williams fala sobre sua personagem na série, Arya Stark, e sobre suas cenas de lutas com espadas. Assista:


Gostei muito da escolha de Maisie para o papel! Pelo que já havia sido divulgado, ela é visualmente muito parecida com a Arya descrita nos livros (fala sério, tirando esse cabelo seria fácil fácil confundí-la com um menino), mas agora, depois de escutar a voz dela e poder conferir um pouco mais de seus dotes como atriz, gostei ainda mais da escolha!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Aprendendo Dothraki: Parte 2

Na lição anterior sobre a língua Dothraki, falamos sobre gramática básica e formação de frases. Agora, vamos colocar seu conhecimento em prática.

Embora não seja aconselhável viajar no Havazh (Mar Dothraki) sem escolta, se você faz isso, é bem provável que encontre uma fonakasar (caçada) Dothraki. Em tal situação, não deve-se entrar em pânico: Os Dothraki desprezam o medo. Desde que não seja morto no local, pode ter a sorte de ser cumprimentado pelo idrik (o líder da caça), da forma que se segue:

Achrakh yeroon zireyesee hrazef anni, zhey ifak!
"Seu fedor ofende meu cavalo, estrangeiro!"

Responder da maneira certa é crucial. Deve-se ser respeitoso, mas firme. Ofenda um lajak (guerreiro) Dothraki, e é provável que ele responda com seu arakh; curve-se como fraco ou submisso, porém, e provavelmente será tomado como um escravo. Uma possível resposta seria:

Athchomar chomakea, zhey lajaki vezhveni. Anha goshok mehrazef shafki athiroe; me haja lekhaan k'athtihari.
"Respeito-vos, grandes guerreiros. Tenho certeza que o seu cavalo vai sobreviver; ele parece forte o suficiente."

Se a sua cabeça ainda estiver unida aos ombros, neste ponto, seria melhor oferecer ao idrik, no mínimo, um presente (qualquer coisa, menos sua espada, a menos que tenha alguma reserva à mão):

Fichi jin hlak kherikhi. Mori nroji ma nizhi. Me azho anni shafkea.
"Levem estas luvas de couro. Elas são grossas e resistentes. É meu presente para você".

E se isto correr bem:

Hash anha laz adothrak shafki, hash ashilok khal shafki.
"Caso eu ande ao seu lado, então eu deveria conhecer seu khal".

Delicadezas como "posso" e "por favor" são estranhas aos Dothraki: Apenas exigências respeitosas são atendidas.

Neste ponto, o idrak (assim se espera) será o caminho para o resto do khalasar. Se isso será um golpe de sorte ou azar, veremos!

sábado, 22 de janeiro de 2011

"Game of Thrones" terá um relacionamento gay


Há muitos personagens gays em As Crônicas de Gelo e Fogo, a série de romances de fantasia que está sendo adaptada pela HBO na série de TV "Game of Thrones". Mas o que era um pouco mais sutil nos livros, será muito mais aparente na série.

A relação homossexual entre os personagens Loras Tyrell (Finn Jones, foto) e Renly Baratheon (Gethin Anthony) será muito evidente no terceiro dos dez episódios da primeira temporada, que estréia em 17 de abril.

O produtor executivo e roteirista da série D.B. Weiss disse ao AfterElton.com: "Eu acho que haverá uma cena no meio da temporada que vai fazer você muito feliz."

Renly é "gay nos livros, também", disse George RR Martin, autor dos livros. Mas conversas online sugerem que nem todos os leitores acolheram o fato acima.

"Eu nunca quis fazer disso um mistério", disse Martin. "Eu gosto de lidar com as coisas de forma sutil. Eu não poderia realmente dizer, 'tal e tal é gay', porque, como eu tenho certeza que você sabe, a palavra não foi inventada até os anos 60. E eu estou falando de uma época medieval, e eu não vou dizer 'fulano é gay'. Mas eu pensei que isso ficou muito claro no contexto."

O personagem de Renly não é estereotipado em muitos aspectos: um guerreiro bonito, carismático, e líder. Martin teve a intenção de desafiar os estereótipos?

"Sim", disse ele. "Mas há outros personagens gays nos livros que são vilões ou que são ruins de várias maneiras. Eu acho que cada grupo tem pessoas boas e más, se estamos falando de um grupo étnico ou um grupo religioso. Então eu tento retratar uma variedade, principalmente quando eu tenho centenas de personagens. Então eu posso fazer um herói gay, um vilão gay, um covarde gay e uma pessoa corajosa gay, como eu posso fazer as pessoas gordas que são boas e más, e assim por diante."

"Eu tenho personagens lésbicas nos livros, e personagens bissexuais também", acrescenta. "A Víbora Vermelha de Dorne [que aparece no terceiro livro] é bissexual. Eu tento refletir todo um espectro de humanidade com o melhor que posso".

O plano é que cada temporada da série conte os acontecimentos de um livro, quatro dos quais já foram escritos, de um total de sete livros planejados.

"Um dos luxos de uma série como esta, uma das vantagens, é que você pode realmente ter uma chance de cavar fundo para explorar os personagens e quem eles são e o que os fazem assim, e porque eles fazem o que eles fazem", disse Weiss. "Tivemos dois grandes atores, Finn [Jones] e Gethin [Anthony], que interpretam Loras [Tyrell] e Renly [Baratheon]. [Ser gay] é parte integrante de quem eles são, a sua relação com o outro."

Weiss dá crédito a HBO por serem autorizados a explorar a sexualidade dos personagens. "Uma das grandes coisas sobre [o canal] é que eles dão a você a liberdade de mostrar às pessoas completas, e a sexualidade é uma parte integral de quem eles são. É realmente importante apresentar a sua sexualidade de forma aberta e honesta, mesmo que eles não sejam capazes de fazer isso no mundo [de ficção e fantasia] no qual eles vivem."

Melhor ainda, os personagens gays se tornarão mais importantes na segunda temporada, baseada no segundo livro. "Eles têm um papel mais importante do que no primeiro", disse Weiss.

Sobre Viserys Targaryen (Harry Lloyd), que parece um pouco afeminado nos previews da série, Weiss disse que "Não, ele definitivamente não é [gay]."

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Leya divulga capa e primeiros capítulos de "A Fúria dos Reis"

"As Crônicas de Gelo e Fogo – A Fúria dos Reis" (A Clash of Kings), a continuação de "A Guerra dos Tronos", romance de fantasia de George R.R. Martin que inspirou a série de TV "Game of Thrones", chega às livrarias brasileiras em março pela editora LeYa.

A editora divulgou (via Omelete) a capa da edição brasileira e os primeiros capítulos do livro. Confira a imagem ao lado e clique AQUI para ler as primeiras páginas do épico.

A notícia me pegou de surpresa, e a capa ficou MUITO LINDA! Não mais que a do primeiro, mas tá linda... Desde já, eu quero!

[O parágrafo abaixo contém SPOILERS para quem ainda não leu o primeiro livro]

A história continua os eventos de "A Guerra dos Tronos", com a dissolução dos sete reinos e a luta desesperada dos Lannister para manter Joffrey no Trono de Ferro depois da queda de Robert Baratheon. Mas o clã dos Stannis e Renly Baratheon, irmão de Robert, também buscam o reinado e Robb Stark, o Rei do Norte, luta para vingar seu pai e recuperar sua irmã. Enquanto isso, Daenerys, a última de sua linhagem real, ao lado de seus dragões recém-nascidos, tenta voltar às suas terras. Todos alheios ao real perigo que espreita ao norte da Muralha...

Para saber mais sobre o primeiro livro da saga, clique AQUI. Eu ainda estou lendo ele, e assim que acabar postarei uma análise completa aqui no blog...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Novo promo e imagem de "Game of Thrones"

A HBO aproveitou a estréia da quinta e última temporada de "Big Love" para exibir um novo vídeo promocional muito sombrio de "Game of Thrones" onde os personagens da série se apresentam, além de divulgar uma imagem do conhecido Trono de Ferro, principal responsável pelos conflitos da trama. Confira:

[ATUALIZADO] Atualizamos com o vídeo legendado pela equipe DarkSide:


(Clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coordenador fala sobre as lutas de "Game of Thrones"

A HBO divulgou um novo vídeo dos bastidores de "Game of Thrones", em que Buster Reeves, coordenador das cenas de ação da série, fala um pouco mais sobre seu trabalho em GoT, e revela detalhes sobre as filmagens das lutas. Assista:

sábado, 8 de janeiro de 2011

Novas imagens promocionais de "Game of Thrones"

Após anunciar a data de estréia de "Game of Thrones" (17/04), a HBO divulgou 11 novas imagens promocionais da série. Confira:

(Clique nas imagens para ampliar)


Adorei as fotos, principalmente a de Arya lutando com Syrio (no livro ele não é careca?), a de Robb e Bran com os filhotes de lobo gigante, e a de Ned com a loba Lady, que me lembrou de uma parte muito triste do livro. Mas eu não consigo gostar das fotos de Daenerys. Nos vídeos, Emilia Clarke parece até bem no papel, mas nas fotos ela parece um pouco suja e não tão bonita quanto a Dany que eu imagino ao ler o livro. Vamos ver se ao assistir a série essa opinião muda...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Data de estréia de "Game os Thrones"!

Foi anunciada hoje a data de estréia oficial de "Game of Thrones" nos EUA: 17 de abril de 2011 - exatos 100 dias a partir de hoje. Comecem a contagem regressiva!