domingo, 1 de abril de 2012

Entrevista com David Benioff e D.B. Weiss, roteiristas de "Game of Thrones"


A segunda temporada de "Game of Thrones" estreia hoje nos EUA e no Brasil, às 22h pela HBO, e os roteiristas e produtores da série, David Benioff e D.B. Weiss, concederam uma entrevista onde dão mais detalhes sobre a aguardada nova temporada e até sobre as próximas. Confira:

[Caso não queira saber nada sobre a segunda temporada, pare por aqui!]

Q: "Game of Thrones" encontrou fãs entusiastas em sua primeira temporada. O que você diria aos potenciais espectadores que estão curiosos sobre a série, mas não se consideram fãs de fantasia?
D.B. WEISS: Dêem uma chance. "Game of Thrones" não se destina a um público específico. Estamos orgulhosos do fato de que é uma série de fantasia - ambientada em um mundo que nunca existiu e nunca existirá, com construções fabulosas, sets, fantasias e criaturas que você não verá em nenhum outro lugar - mas o nosso objetivo tem sido sempre que a série fale sobre temas humanos universais, como poder, traição familiar, amor... todas as coisas que fizeram tantos tipos de narrativas tão atraentes por tantos séculos.

Q: A primeira temporada teve a surpreendente execução do personagem principal Ned Stark. Como esse evento afetou Westeros?
DBW: Esta temporada é em grande parte sobre como a morte de Ned Stark leva a uma série de eventos que podem culminar em uma guerra, levando todas as diferentes facções deste mundo a um conflito aberto armado contra as outras. Quase todos os personagens são diretamente afetados pela guerra, de alguma forma ou de outra - mesmo Jon Snow e Daenerys Targaryen, que estão em cantos muito diferentes do mundo, sentem os efeitos dos eventos que brotam da morte de Ned. A morte de Ned Stark teve um efeito profundo - ele era o centro moral da primeira temporada, e ele permanece como uma presença moral. Para seu filho Robb, especialmente, a morte de Ned é realmente uma força motriz. O rei Joffrey matou seu pai, e Robb não vai parar até que tenha vingado a morte de seu pai. Este motivo de vingança alimenta o desejo maior de Robb para ver o Norte liderando a si mesmo, para vê-lo libertado e retirado do comando de uma pessoa que com certeza é um dos piores reis da história. Como a segunda temporada vai deixar bem claro, Joffrey não é o cara que você quer ver sentado no trono.
David Benioff: Ned tentou incutir no seu filho os mesmos valores morais que ele foi criado, um forte código do Norte: sempre fazer a coisa honrosa, não importa quão difícil isso possa ser. Mas ser o homem mais honrado na sala significa que você é o homem mais vulnerável no quarto. Um homem honrado é um homem previsível, e a previsibilidade é a fraqueza na guerra e na política. E Robb entende que ele está tentando percorrer um caminho em algum lugar entre honra e o puro pragmatismo.

Q: Quais são os temas principais desta temporada, além da luta constante pelo Trono de Ferro?
DBW: Fundamentalmente, é sobre os temas humanos universais do poder e da família. É sobre as maneiras que o pessoal pode influenciar a política, e como as motivações das pessoas no poder são movidas por motivos muito humanos e compreensíveis, como vingança e amor, que são coisas que todos nós temos experiência. Colocadas no lugar certo, essas motivações e sentimentos podem mudar a face dos países e mundos.

Q: A segunda temporada seguirá o livro dois, ou vocês tomaram maiores liberdades criativas do que na primeira temporada?
DBW: Eu acho que os fãs da série podem esperar ser surpreendidos com algumas das coisas que acontecem. Fãs dos livros, obviamente, já saberão alguns dos eventos, mas nós estamos criando abordagens que podem surpreendê-los também. Vários personagens que George criou são tão ricos e tão maravilhosos que você costuma imaginar o que aconteceria se este se encontrasse com aquele: Quando Robb se encontra sozinho com Jaime, por exemplo, o que eles dizem? E nós temos sido abençoados com esses atores fabulosos e talentosos que você realmente quer escrever mais e mais para eles, explorar os personagens que eles estão interpretando. Certamente algumas surpresas não serão agradáveis. Acho que vai haver emoção tanto para os leitores antigos quanto para os recém-chegados.

Q: Você teve alguma preocupação específica, enquanto filmava a segunda temporada?
DB: Eu estava preocupado em cair em uma fenda na Islândia. Um dos perigos de filmar em uma geleira.
DBW: Eu estava preocupado que dormir só quatro horas por noite pode não ser suficiente para uma pessoa, a longo prazo.

Q: Se "Game of Thrones" tiver mais temporadas, vocês vão adaptar um livro por temporada, ou tentar algo diferente? Vocês tem a história toda da série em mente?
DBW: Bem ... "A Tormenta de Espadas" é grande demais para caber em uma única temporada. E como os leitores sabem, "O Festim dos Corvos" e "A Dança dos Dragões" acontecem praticamente no mesmo período de tempo, por isso vamos ter de juntá-los. O plano, se tivermos sorte o suficiente para ganhar a oportunidade de continuar, usaremos quantas temporadas forem necessárias para contar a história como um todo, para fazer justiça à obra inteira de George.
DB: Nós não estamos olhando para a nossa série como uma adaptação livro-por-livro, mas uma adaptação da saga inteira de George. Em outras palavras, para nós a segunda temporada não é "A Fúria dos Reis ". É a segunda temporada da nossa adaptação de "As Crônicas de Gelo e Fogo".

2 comentários:

Albatroz disse...

Esta ficando muito legal. foi de fato uma surpresa o encontro entre Robb e Jaime. Uma feliz surpresa.

hocus disse...

Foda!!!