terça-feira, 16 de abril de 2013

Review - Episódio 3x03 "Walk of Punishment"


"Mesmo nos dias mais escuros de guerra, na maioria dos lugares do mundo absolutamente nada está acontecendo."

A frase que abre este texto, dita por Peixe Negro à sua sobrinha Catelyn em determinado momento do episódio Walk of Punishment, define bem a atual situação de “Game of Thrones”. Como eu já havia dito nas reviews dos episódios anteriores, esta temporada está, até agora, muito aquém das expectativas, e até agora não tinha entregado nenhum acontecimento chocante que fizesse jus à grandiosidade do terceiro livro. Eu disse: até agora.

Por mais que este tenha sido um episódio um tanto quanto chato, não dá pra negar que a cena final foi um choque bem grande. Mesmo para quem já leu o livro e sabia o que ia acontecer, os produtores usaram uma saída que me lembrou muito as utilizadas por outra série da HBO, “True Blood”: terminar o episódio com uma cena chocante e colocar um rock pra tocar nos créditos finais. Sim, um ROCK! Em “Game of Thrones”! Uma idéia ousada, mas que eu particularmente adorei, mesmo com a estranheza inicial.

Mas a cena final não seria tão chocante se os roteiristas não tivessem tomado o cuidado de revelar neste episódio uma nova faceta de Jaime, que apesar de criticar Brienne todo o tempo, demonstra uma certa afeição por ela ao tentar persuadir seus captores a não estuprarem a moça. Jaime afinal não é o completo babaca que aparenta ser, e sua relação com Brienne pode acabar revelando mais sobre esse complexo personagem.

Com exceção desta cena final, os únicos outros momentos importantes do episódio foram a decisão de Daenerys de dar um de seus dragões em troca do exército de Imaculados (se é que se pode confiar nela, uma vez que ela parece estar desenvolvendo um certo ódio pelo pessoal de Astapor após ver a situação com que os escravos e criminosos são tratados lá) e Tyrion se tornando mestre da moeda do reino e descobrindo os empréstimos que Mindinho vinha fazendo há anos. A cena de Podrick com as prostitutas foi divertida, mas ainda não consigo ver nenhuma importância para ela na trama.

O mesmo pode se dizer de todas as outras cenas do episódio. Arya com a Irmandade sem Estandartes e a despedida fofa de Torta Quente, Melisandre deixando Pedra do Dragão, Mance mandando Tormund e Jon para a Muralha, Sam se reencontrando com Goiva, as aventuras de Theon com o garoto misterioso... nenhuma das tramas teve uma importância imediata, por mais que possam vir a se cruzar ou se desenvolver melhor no futuro.

O jeito é continuar acompanhando para ver onde os roteiristas pretendem levar todas as tramas da temporada. E torcer para que as peças comecem a se movimentar rapidamente, porque vai ser difícil acompanhar mais um episódio em que “absolutamente nada está acontecendo”.

7 comentários:

Anônimo disse...

O episodio foi bom, não da para ter ação e reviravolta todo tempo.

Caio Falcão disse...

Não tô cobrando ação, vejo séries muito mais paradas que "Game of Thrones" (como "Mad Men" e "Treme") e não tenho problemas com isso.

Queria só que os roteiristas não ficassem tentando enfiar mil personagens num episódio só, dando uma ceninha pra cada um.

Mas o episódio não foi ruim não, "Game of Thrones" nunca é ruim, hehe

makarrao disse...

To curtindo bastante a terceira temporada. Muito bom foi ter achado o blog inclusive. Está valendo muito a pena ler as resenhas, como dito em comentários anteriores, por favor, continue! Vamos comentar aí pessoal, nem que seja pra dizer qualquer coisa como "valeu pelo post!" ou mesmo pra xingar. Os comentários é o que incentiva o cara a continuar postando.

E finalmente mais peitinhos! :D
Esperando o quarto episódio ansioso!

Anônimo disse...

Mesmo não comentando os post, eu sempre dou uma olhada no blog para ver se tem alguma novidade.

Valeu!

Meu Bazar Store disse...

Olá pessoal! Gostaríamos de convidar os fãs para conhecerem nossa loja virtual especializada em réplicas de filmes e séries, temos o Colar Ovo de Dragão Exclusivo! Visitem: www.meubazar.com

Abraço!! :D

Meu Bazar Store disse...

Olá pessoal! Gostaríamos de convidar os fãs para conhecerem nossa loja virtual especializada em réplicas de filmes e séries, temos o Colar Ovo de Dragão Exclusivo! Visitem: www.meubazar.com

Abraço!! :D

sarahcastanha disse...

Ah, talvez a cena do Pod não seja mesmo importante, talvez seja o alívio cômico despretensioso da série... Já que GoT não é leve em praticamente momento algum xD mas se pá vai ter um significado foda no último ep, quem diria?

E quem lê os livros não tem como não simpatizar com o Jaime a partir do momento que ele tem sua parte como narrador. Aliás, difícil NÃO torcer para algum narrador =/