segunda-feira, 3 de junho de 2013

Review - Episódio 3x09 "The Rains of Castamere"


Alguém por favor coloque o nome do Martin na boca da sanguessuga.

Desde a chocante morte de Ned Stark ao final de “A Guerra dos Tronos” (e consequentemente, da primeira temporada de “Game of Thrones”), ficou claro que absolutamente ninguém na série estava a salvo. Mas a decapitação do aparente herói da história parece brincadeira perto do Casamento Vermelho, cena que figura entre as mais chocantes entre os fãs d’As Crônicas de Gelo e Fogo, e que encerrou de forma grandiosa este The Rains of Castamere.

Afinal, quem não leu os livros não esperava pelo que estava por vir, principalmente após a cena fofa entre Sam e Goiva, e quando as tramas dos Stark pareciam estar caminhando para uma direção segura: os caminhos de Bran e Jon prestes a se cruzar, Arya indo ao encontro de sua mãe, Robb casando seu tio com uma filha de Walden Frey para tentar se redimir com o senhor das Gêmeas... Tudo estava se resolvendo e poderia chegar a um lugar seguro, mas como todos sabemos, George R.R. Martin é um velho desgraçado que adora partir o coração de seus fãs.

Era um casamento, pelo amor de R’hllor! Pela etiqueta de Westeros, um anfitrião não pode fazer nada contra seus convidados, mas quando Edmure e sua esposa foram levados para o quarto, as portas do salão foram trancadas, e a banda começou a tocar “As Chuvas de Castamere”, todos sabíamos que algo estava errado. Catelyn foi a primeira a desconfiar, descobrindo que Roose Bolton usava uma cota de malha por baixo de sua roupa. Ela tentou avisar aos outros, mas era tarde demais. Um dos homens dos Frey esfaqueia Talisa na barriga repetidas vezes, chocando até mesmo os leitores (nos livros, a personagem nem comparece ao casamento), e a partir daí começou o massacre dos homens dos Stark, culminando na terrível morte de Robb e sua mãe.

Tudo bem que Catelyn nunca foi a personagem preferida de ninguém, e o Robb dos livros nunca teve grande destaque na história, mas a morte deles por aqueles que deveriam ser seus aliados (e que acabam se revelando aliados dos Lannister) é de uma frieza incomum. Tanto que até Cat revela um lado mais frio ao capturar uma das jovens esposas de Frey na tentativa de salvar seu filho, mas o velho simplesmente não dá a mínima, e sabendo que a morte é iminente, a senhora Stark mata a garota indefesa e joga a cabeça para trás, apenas para ser degolada.

O festival de sangue, esfaqueamentos, flechadas e pescoços cortados não chegou a ser uma cena emocionante, mas a intensidade da situação era tamanha que, ao final, foi impossível não ficar com os olhos marejados. Principalmente porque Arya estava bem ali, à porta, ponta para se reencontrar com sua família (impossível não traçar um paralelo entre esta cena e a da morte de Ned, que a menina presenciou). Parabéns à Martin por conceber uma cena tão doentia, e parabéns aos roteiristas, diretor, e à HBO por colocá-la na tela com tamanha fidelidade.

No fim, a cena dos homens de Daenerys tomando Yunkai, a descoberta de um novo dom por Bran (que finalmente teve uma participação maior), e a falha de Jon em se provar para os selvagens, acabaram não tendo grande destaque no momento – mas tudo leva a crer que elas serão fundamentais no final da temporada, que já é neste domingo. Até lá, a gente tenta digerir os eventos dessa semana.

42 comentários:

Cavaleiro Rubro Negro disse...

A palavra, definitivamente, é chocante! Creio que foi como a maioria dos que assistem a série e não leram o livro (como eu) ficaram. A cena final realmente conseguiu ser maravilhosamente chocante. E olha que já vi muita coisa nessa vida... Real e ficção. Mas o tempero para conseguir sucesso é justamente a surpresa. Em qualquer sentido.
Não tem como ficar indiferente a essa saga. O autor é um mestre das coisas da vida. Quem disse que a vida é justa? Quem disse que há merecimento? Para se insurgir contra o poder estabelecido é preciso muita coragem e desprendimento. E uma boa dose de inconseqüência...
"A vida não é filme, você não entendeu..." Mas algumas obras mostram que não é bem assim... Rsrsrs.
Pra finalizar, parabéns pelo blog. Confesso que esperei avidamente pelo post.
Um abraço e sucesso!

Isabella Swan disse...

Chorei ao assistir a terrível morte dos Starks porque eu gostava demais deles!
A cena foi chocante, principalmente com aquela música anunciando os terríveis acontecimentos...

Espero que a menina Arya e o menino Brandon possam vingar a morte de sua família!

A vivente do Apê. disse...

Olhe eu fiquei com muita raiva desse escritor talentoso e sagaz (FDP), matou todos os Starks cara!!
E agora? Certamente o irmão de Robert subirá ao trono com sua víbora vermelha, porque daqui que Daenerys Targaryen chegue em Porto Real...tsi, tsi, tsi!

Unknown disse...

Sua review ficou excelente! Fico muito ansioso por saber qual será os rumos da casa Stark agora.

Danillo Maia disse...

Estou sem palavras nesta serie só morrem os bons.... e claro que continuarei assistindo porque sou estremamente curioso pra saber o desfexo de uma serie desta.... Mas realmente nao esperava isto... A ma~e nem chegou a rever os filhos.

Anônimo disse...

Não via a hora de poder compartilhar o que eu senti ontem... Chocada! Estou lendo o primeiro livro ainda, então não tinha a menor ideia do que iria acontecer. Resultado: cara inchada de tanto chorar... eu simplesmente não acreditei quando tudo aconteceu e fiquei com tanto ódio... eu amava o Robb e o seu lindo romance com um bebê a caminho, e a Cat implorando pela vida do filho foi de cortar o coração... A Arya coitada... e o lobo?! Tinham que matar o lobo também?!!!

Olha, só sei dizer que cada episódio não sei se amo ou odeio o Martin... estamos acostumados com as histórias que sempre os bonzinhos vencem, nunca morrem... e com Martin simplesmente não tem isso... ele mata nossos personagens favoritos sem dó nem piedade...

Quero só ver se o Jon, a Arya, o Tyrion ou a Dany morrer... Deus do céu... não quero nem imaginar uma coisa dessas...

Rafael Ribeiro disse...

Putz Caio, Tô arrasado fio. E eu não tenho e não li os livros. Desabei :(
Não porque o Robb morreu junto com a Talisa e seu bebe, ou a Cat - apesar de todo o enredo em seu desfavor, eu a amava porque era uma mãe na sua essência, e estava disposta a fazer tudo pelos seus filhos(e até que tentou duas vezes), mas o que me deixou mais triste(Maldito George.. rs) foi o fim dos Lobos. Mesmo sendo minha casa predileta a dos Targaryens(Daenerys.. minha Kaleese gostosinha!)
Agora só tem a Sansa sem brilho nenhum, uma personagem tapada e sem nenhuma malandragem. A pobre da Arya, nova e sem nenhum recurso; o Bran na sua jornada espiritual ( wrag, wak, ah sei lá.. a macumba que ele faz) e o caçula "sem eira e nem beira".
Só resta a Sansa botar um Lannister na barriga do anão(afinal é o único Lannister que eu gosto) e o Lobo será dominado pro resto de sua existência.
É o fim da casa dos Starks :(

Rafael Ribeiro disse...

In Memoriam aos Starks
She Wolf - David Guetta featuring Sia.

Unknown disse...

Sofri duas vezes, pois li o livro, mas devo confessar que assistir foi bem mais impactante, principalmente com a morte da esposa de Robb, que no livro não comparece ao casamento, facadas na barriga?? Deus do céu, foi trágico. Mas ansiosa pelo que ainda estar por vir, ainda estou no livro 4 e não consigo parar de ler ...

Unknown disse...

Eu tive as mesmas imprensoes acima... mas o que me deixou mais triste foi a morte do lobo... Vei, o lobo nao...

Unknown disse...

Me pergunto aqui oque que o lobo tinha haver nessa putaria toda... deixasse ele ir com a Arya neh... coitadinho... deu muita do...

Unknown disse...

O problema é q o negocio dele é com os starks, vai dizimar quase todos, ai fica dificil.... chega ate a perder a graça, acho q eles sao os mocinho da serie, os personagens tem carisma, carater e sofrem pra caramba e ja estamos na terceira temporada e o calvario continua, acho q uma serie tem q ter um pouco de fantasia, de coisas dando certo para os mocinhos..... vida real agente ja vive uma bem violenta!!! vida real e fictícia nao combinam.

Unknown disse...

Tudo que as pessoas que não leram o livro disseram que sentiram ao ver o episódio,eu senti ao ler o capítulo. Mesmo sabendo o que ia acontecer desde o começo do livro,o capítulo do casamento vermelho foi incrível.

Unknown disse...

Tudo que as pessoas que não leram o livro disseram que sentiram ao ver o episódio,eu senti ao ler o capítulo. Mesmo sabendo o que ia acontecer desde o começo do livro,o capítulo do casamento vermelho foi incrível.

Anônimo disse...

Cara a vida não esta facil para ninguem,especialmentes os Starks.
Você vai morrer
E não vai pro ceu
É bom aprender
A vida e Cruel.

Anônimo disse...

Muito bom o seu review fico esperando para ver se deixei de ver alguma sutileza na trama.
Vou começar a torcer pelo gordinho afinal ele não quer trono, nem nada so quer arranjar uma namorada.

Anônimo disse...

É verdade.. ele só mata os Starks... Como queria ver um dos Lannister (menos o Tyrion) sendo torturado como o Theon... falando em Theon alguém sabe quem está fazendo aquilo com ele?????

Também gostaria de uma morte lenta para o Frey e para a bruxa da Melissandre... rs oww mulher nojentaaa...

Unknown disse...

O Jovem Lobo nãaaaooooooo!!!!!!!!!!!! Pega o calmante!!!!!!!!

Anônimo disse...

E ai thaynan vc gosta do Tyrion pela suas habilidades sexuais ou pelo carater.
Theon virou eunuco.
Pega o calmante!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Dantas, que comentário mais escroto e sem cabimento. Todas as pessoas comentando decentemente sobre a série e você com um comentário de total mal gosto...

Francamente... pessoas como você acabam com a credibilidade do blog.

Sem comentários...

Concurseiro disse...

Thaynan Lira Galhardo, o livro que vc está assistindo é em português?

Anônimo disse...

Saulo, não entendi sua pergunta.
Assistindo livro?

Unknown disse...

Realmente a cena foi magnífica. Mesmo pra mim, que já leu todos os livros e já fica esperando pelo que virá! Os produtores, diretores e equipe da HBO estão de parabéns. Parabéns também pela review, que é excelente. Por fim, fica a frase que se atribui ao Grande George R. R. Martin (não sei se realmente é dele)... "Cada vez que me perguntam quando sairá o próximo livro, eu mato um Stark"

Anônimo disse...

Que isso puritana de Winterfell minha personagem favorita é a Kaleese
que transborda sexualidade, visto que já esta dando mole para um mercenario cabeludo saido Deus sabe la de onde(Gostava da prostituta Ros de Mindinho, mais Joffrey a matou, que ruiva!
Thaynan não se sinta ofendida.

Pela foto vc é muito mais bonita que as filhas de Frey.




Cavaleiro Rubro Negro disse...

Tá todo mundo no veneno... Rsrsrsrs. Como disse antes, não li nenhum dos livros, mas ainda acho que Arya vai fazer muito nego se arrepender de ter nascido... E embora ache o personagem insosso (aí já não sei se não é culpa do ator) Jon Snow também deverá ter destaque nos finalmentes. A única que tenho certeza que não irá decepcionar é Dannerys... Vai botar fogo na porra toda... Rsrsrsrs.
Dracarys, pega!!!

Anônimo disse...

Saudacões Rubro Negra concordo com vc só acho que Jon Snow tem que deixar de querer ser muito bonzinho, aja visto que os bonzinho estão sifu.Quanto a Arya ela tem demostrado que não vai perdoar ninguem.Totalmente diferente da coitadinha da Sansa.

Concurseiro disse...

kkk, desculpa Thaynan , o livro da saga de Game of throne é em português?

Unknown disse...

Bom e o seguinte se vcs estao esperando um final final feliz, entao nao estavam prestando atencao.

Anônimo disse...

Saulo,

Sim. Estou lendo em português. A versão pocket.

Caio Falcão disse...

Galera,

Muito obrigado mesmo pelos comentários, gosto demais quando vcs comentam! Mas cuidado com as ofensas, vamos manter uma discussão bem bacana por aqui.

Sem falar nos spoilers, pois eu tô pra começar o livro 4 e li um spoiler do 5 aqui. Não estraguem a surpresa dos outros por favor!

Mais uma vez, muito obrigado e continuem comentando pq sem dúvida as emoções vão continuar, hehe

Concurseiro disse...

Thaynan vc comprou onde? e está gostando dos livos ?

Anônimo disse...

Comprei na Saraiva. Sim, estou amando. No começo estranhei o tamanho das letras, por ser pocket as letras são bem pequenas, mas já me acostumei. :)

Concurseiro disse...

Thaynan, vc poderia me mandar o link dos livros ?

Não consigo achar" =s

Anônimo disse...

Saulo, segue link. Mas já saiu da promoção. Eu paguei R$ 79,90 na época...

http://www.siciliano.com.br/livros/box-as-cronicas-de-gelo-e-fogo-pocket-%E2%80%93-edicao-de-luxo-limitada-leya-brasil

Concurseiro disse...

Obrigado Thaynan, já comprei o meu :)

Vix disse...

Mesmo sendo fiel ao livro, as cenas foram chocantes... Quando alguns personagens do livro mudaram, acho que esperava que mudassem os crueis desfechos dos ultimos capitulos... Mas, serio, seria muita coragem dos autores fechar a serie com o casamento purpura... Para nos, acostumados aos casorios como cenas de final feliz, e interessante ver esse outro aspecto: aproveitar que esse tipo de evento reune um grande numero de pessoas...para assassina-las! Eis uma forma diferente de ato terrorista em contexto historico, assinado pela Casa correspondente. Muito bom. Nota 10 a escritores, diretores, cast, crew, etc. Vix.

Libriano disse...

Concordo plenamente contigo wilson gondim por causa desse capítulo postei no status do face que na ficção torcemos pra aconteça o que não ocorre na realidade no caso os nossos maior anseios de justiça

Libriano disse...

Que nada negrão ela vai perder o controle dos dragões principalmente o qual ela deu o nome de Drogo o marido dela

Libriano disse...

Kkkkkkkklkkkkkkkkkkkkk Arya brocou logo um FDP que tava fazendo chacota do irmão ela vai treinar com um bravio e ficar igual jaquen h' agar

Libriano disse...

Nada do que nós queremos acontecerá Robb morreu porque cometeu o erro de não levar o seu mais fiel escudeiro com ele o vento cinzento ou seu lobo de estimação pois o lobo pressentiu a trama e considerando o fato dos starks serem wargs eles não seriam pego naquela covardia o mesmo acontecerá com Jon cairá numa trama porque prendeu seu lobo o fantasma e vai separar uma briga sozinho sendo isso uma armadilha esse escritor tá matando os meus personagens favoritos que no caso são os starks infelizmente

sarahcastanha disse...

Caio, foda o episódio, foda sua review. Só um aviso... Não é "Rains of the Castamere" que toca, é o tema dos Stark. ;)

Unknown disse...

Apesar de já ter lido sobre o Casamento, até hoje não consegui ver o episódio 9.